Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO

Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO
«O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de conhecer...»

sábado, 2 de novembro de 2013

A Sombra Humana | Teixeira de Pascoaes


Teixeira de Pascoaes | Amarante, 1877/  São João de Gatão-Amarante, 1952Ilustração/ Paulo Freixinho



A Sombra Humana

Quando passeio, ao longo dos caminhos,
Batem asas de medo os passarinhos;
Escondem-se os répteis, no tojo em flor.

Meu ser espalha um trágico pavor
Nas pobres criaturas,
Que, neste mundo, vivem às escuras!

Avezinha fugindo ao ruído dos meus passos,
Se o que eu sinto por ti, acaso pressentisses,
Tu virias fazer o ninho, nos meus braços...

Virias ter comigo, ó pedra, se me ouvisses!


Teixeira de Pascoaes


Vida Etérea (edição de autor), p. 89



Veja também o vídeo Vida e Obra de Teixeira de Pascoaes, aqui


1 comentário: