Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO

Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO
«O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de conhecer...»

terça-feira, 24 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA





De 16 a 20 de Março foi a nossa Semana de Leitura. Que bonita estava a BE!
Decorada com os trabalhos dos meninos do Agrupamento e com uma Feira de Livros de António Mota, deliciou todos aqueles que a visitaram!
Ao longo da semana decorreu, também, um BiblioPaper com a participação de toda a Escola e foi com bastante entusiasmo que as turmas aderiram às perguntas colocadas.
Na quarta- feira, dia 18, tivemos o nosso ponto alto: a visita do escritor António Mota.
O escritor chegou à nossa escola por volta das 17 horas, começando por visitar a exposição da BE, guiado por alunas do 9ºA e 9ºC. Seguidamente passou ao Pavilhão Central onde um público entusiasta o esperava. Saudado com uma grande salva de palmas, António Mota respondeu às questões que todos lhe puseram sempre com um sorriso. De seguida foi a vez de assistir a um teatro de fantoches - O Grilo Verde - uma dramatização feita pelos alunos do 5ºG, dirigidos pela professora Elisabete Costa e com cenários elaborados pelo 5ºK e 5º L, apoiados pela professora Virgínia Rebelo.
Depois de todos se terem divertido a ouvir e a ver as peripécias de O Grilo Verde passou-se à distribuição dos prémios do Concurso de Língua Portuguesa "Crescer com os Livros" ao que se seguiu o encerramento deste maravilhoso dia, a cargo de alunos do 6ºC que, após terem declamado um poema da sua autoria ao escritor, o presentearam com um lindíssimo ramo de violetas.
No fim, foram muitos os que ficaram para terem o seu livro autografado pelo escritor. Já era noite quando António Mota se foi embora. Partiu conforme chegou - com um sorriso.
As actividades ainda continuaram e na sexta-feira, dia 20, pelas 21:30, encerrámos a nossa Semana de Leitura com um Sarau de Poesia. Quisemos, assim, assinalar o Dia Mundial da Poesia. Com a "prata da casa" homenageámos alguns dos nossos poetas. Ficou uma certeza: repetir o evento no próximo período!

E terminamos com uma frase de António Mota: As violetas avisam os homens que estamos aqui de passagem, mas isso não impede que cheiremos bem enquanto por cá caminharmos.




Exposição de trabalhos inspirados nas obras de António Mota



Visita do escritor António Mota



Sessão de Autógrafos




Entrega de Prémios



Sarau de Poesia

Sem comentários:

Enviar um comentário