Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA - 2009


Herta Müller

O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído este ano à escritora alemã de origem romena Herta Müller, de 56 anos.
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia, estudou alemão e literatura romena na sua terra natal e trabalhou depois como tradutora numa fábrica, acabando por abandonar o seu país, em 1987, para ir para a Alemanha com o marido, o também escritor Richard Wagner.
A Academia sueca sublinha que Herta Müller consegue, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Editora Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado pela editora Difel.
Foi galardoada com vários prémios, entre eles o Prémio Würth de literatura europeia, em 2006.
Müller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.

PRÉMIO NOBEL DA PAZ - 2009

Barack Obama

O presidente americano Barack Obama, nascido a 4 de Agosto de 1961, em Honolulu (Hawai), é o vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2009.
A justificação está relacionada com o «trabalho para reduzir as armas nucleares e pela paz mundial e pelos seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre as pessoas».
«Raras personalidades captaram a atenção mundial e deram às pessoas esperança num futuro melhor como Barack Obama. A sua diplomacia está baseada no conceito de que os que lideram o mundo é que devem estabelecer bases para novos valores e atitude que devem ser partilhados pela maioria da população mundial», explicou o presidente do Comité Nobel, Thorbjoern Jagland, acrescentando que Obama «criou um novo clima na política internacional».
Obama é o quarto presidente americano a receber esta distinção.
O prémio será entregue em Oslo a 10 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário