MÃE
"Mãe" é o derradeiro tema da Oficina de Escrita. Fechamos com chave de ouro este espaço que, ao longo do ano, procurou incentivar a escrita e a criatividade dos nossos alunos.
Congratulamos-nos pela quantidade e qualidade dos trabalhos, sinal de que estamos no caminho certo e nos anima a continuar a fazê-lo.
Aqui deixamos um exemplo:
"Obrigada, mãe, porque...
recebes de mãos abertas a minha tristeza,
és o meu sol de cada dia,
fazes tudo para me ver feliz,
és especial,
os teus cabelos são lindos como o céu,
és a melhor mãe do universo,
a mulher que os meus olhos vislumbram
nos dias de tristeza...
És aquela que perdoas e me ajuda quando
necessário! Amo-te, mãe."
Filipa, 5º D
Parabéns a todos aqueles que participaram e um obrigado especial à professora Maria do Carmo que dinamizou esta rubrica.
Como despedida, deixamos aqui este poema:
MÃE
A minha mãe... ... ...
É o pão com leite da manhã
O beijo quando saio p'ra Escola
O colo, o conselho, o consolo
A advertência justa, o castigo que não dói
O abraço apertado na tristeza
O sorriso aberto na vitória
O alento que preciso p'ra vencer
O anjo que guarda o meu viver!
Ela é... ... ...
O Parabéns!, o Tu consegues.
Ou até... ... ...
O Deixa lá, amanhã, podes tentar outra vez!
MAR
CAIU NEVE NA MINHA TERRA
Caiu Neve Na Minha Terra" é o terceiro tema da oficina de escrita, mais uma vez dinamizada pela professora Mª do Carmo Macedo. Desta vez, os alunos foram convidados a escrever sobre as emoções sentidas e vividas por aqueles momentos - raros - de beleza. Aqui transcrevemos um desses exemplos.
Parabéns a todos!
“ Naquela sexta-feira de Janeiro, quando acordei, reparei que estava a nevar! Vesti-me e fui ver a neve mais de perto: era branca e fofa e cada vez caía mais e mais; pareciam cinzas brancas de fogos que o vento levava à frente e espalhava no ar.
Em Amarante nunca vi tanta neve. Adorei!... “
Ivo 5ºI
O MEU BRINQUEDO PREFERIDO
Nestes dias que antecedem o Natal, época de brinquedos para todas as crianças, convidamos os nossos alunos a falarem um pouco, não no seu brinquedo preferido, mas no dos pais ou avós. Subordinada ao tema «O Brinquedo Preferido», a segunda oficina de escrita pretende que as nossas crianças aliem o gosto pela escrita ao convívio e comunicação com outras gerações. À semelhança da última oficina, deixamos aqui um exemplo das mensagens escritas.
“ O brinquedo preferido da minha mãe tem quase trinta anos: uma boneca chamada Alice que recebeu como prenda de Natal. Até hoje nunca se esqueceu dela e dos bons momentos que com ela passou. Levava-a com ela para todo o lado. Agora, quando lembra esse tempo fica com vontade de dar gargalhadas. “
Jéssica 5º H
“ A minha mãe gostava de brincar
Com a sua bonequinha
Muitos abraços lhe dar
Pois era muito fofinha!
Esse é o meu brinquedo preferido
Por ser muito especial
A boneca que, um dia,
À minha filha também vou deixar! “
Flora 9ºA
REGRESSO À ESCOLA
Com a finalidade de incentivar a escrita e a criatividade dos alunos, a BE promove ocasionalmente oficinas de escrita, dinamizadas pela professora Carmo Macedo, onde os alunos são convidados a deixar o seu testemunho escrito, fazendo-se, no final, uma compilação de todas as participações.
Todos os textos elaborados pelos alunos podem ser lidos na BE.
O primeiro tema deste ano lectivo foi «Regresso à Escola». Com este tema pretendeu-se que os alunos falassem do impacto que o primeiro contacto com a escola lhes suscitou. A adesão excedeu as expectativas. Dos inúmeros textos criados, deixamos aqui um exemplo das participações:
“ No primeiro dia estava nervoso; era uma nova Escola e um novo ano: o 5ºano. Estava ansioso e tremia por todos os lados, no entanto, gostei. É uma Escola grande e conheci novos amigos. Foi um bom primeiro dia! É a melhor Escola onde andei e nunca me sentirei farto deste sítio encantador.”
"Mais um ano escolar se aproximava, mais uma vez, tempo de estudo…
Adorei regressar à Escola, reencontrar os meus amigos, descobrir novas amizades, encontrar novamente os meus professores…
Sempre fui boa aluna, sempre gostei da Escola. Estou pronta para voltar, para preparar o meu FUTURO ! “