Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

DIA DO PORTUGUÊS

O terceiro dia da Semana das Línguas, o DIA DO PORTUGUÊS, foi um dia intenso e cheio de atividades envolvendo os professores de Língua Portuguesa e os alunos. No pavilhão central havia uma exposição de trabalhos sobre a importância da língua portuguesa no mundo, textos de escritores lusófonos, trabalhos sobre as regiões autónomas e até receitas.
Na Biblioteca, uma turma do 2º ciclo resolveu destacar um jovem escritor moçambicano, Ndalu de Almeida, mais conhecido por Ondjaki. Já os alunos do 6ºH surpreenderam-me e a alguns dos meus colegas em plena sala de aulas, oferecendo-nos um pequeno boneco de papel oriundo de um dos países que fala português pelo mundo. Adorei a surpresa e pedi-lhes que autografassem o meu timorense. Fizeram-me a vontade com gosto!
Na entrada do pavilhão central três barraquinhas de doces foram atraindo a atenção de alunos, professores e funcionários numa roda viva de gente em busca de mais um pequeno bolo regional. Cristas de galo, doces da Teixeira, Velhotes e outras preciosidades da doçaria regional foram desaparecendo rapidamente de cima de lindas toalhas brancas que cobriam as barraquinhas da doçaria conventual. É claro que o sorriso e simpatia das "vendedoras" também cativava, e muito, por quem lá passava.
Vejam algumas imagens


Durante todo o dia, os alunos do 9º ano (turmas B e C) andaram pela escola vestindo a pele de conhecidos escritores portugueses (Gil Vicente, Teixeira de Pascoaes, Isabel Alçada...) e das personagens do Auto da Barca do Inferno e de Os Lusíadas. Utilizando o rico guarda-roupa medieval que a Escola possui, a professora Fátima Quesada criou com os seus alunos uma interessante manifestação coreográfica que deu cor e vida a um dia do Português tão cheio e tão intenso que a ninguém passou indiferente.
Apreciem algumas das personagens!

1 comentário:

  1. Estão uns gatos e uma gatas!
    E olha, Gabriel, afinal fiz mais uma hiperligação... eheheh...

    ResponderEliminar