A palavra "Carnaval" deriva da expressão "carnis valles" sendo que "carnis" significa "carne" e "valles" significa "prazer".
Por norma, o Carnaval tem a duração de três dias, sendo o último o mais significativo.
A ideia de Carnaval como altura do ano em que se comia e bebia, sem regra, em buca do maior prazer possível, vem da Antiguidade. No Renascimento, surgem os bailes de máscaras e as fantasias assim como os carros alegóricos. Cidades como Paris, Nice, Nova Orleães e Veneza foram influenciando a maneira de comemorar o Carnaval e impondo um estilo de festividade. No entanto, o Carnaval mais famoso do mundo é o Carnaval do Rio de Janeiro, onde os brasileiros juntaram à ideia de desfile de máscaras e fantasias o seu inconfundível samba.
Em Portugal, um pouco por todo o lado brinca-se ao Carnaval e à ideia de desfile de máscaras e fantasias, devemos juntar o tema do disfarce e do engano que o uso da máscara proporciona.
No meio de tanta festa, tenho uma dúvida: Por que será que o Carnaval anda sempre a mudar de dia? E este ano até calha em Março...
Na Biblioteca da nossa Escola encontrarás a resposta. Se não tiveres oportunidade de cá vir, dentro de pouco dias dir-te-ei a resposta.
Se a souberes podes publicar a tua resposta na caixa de comentários. Dá o teu palpite.
Entretanto aprecia estas belas imagens de máscaras carnavalescas expostas na nossa Biblioteca.
Sem comentários:
Enviar um comentário