Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO

Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO
«O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de conhecer...»

quarta-feira, 24 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA - 2010


Ontem, terça-feira, foi o nosso ponto alto - a homenagem à escritora Maria Eulália Macedo. A cerimónia começou pelo "baptismo" da BE - a nossa biblioteca passou a chamar-se Biblioteca Maria Eulália Macedo. Depois das intervenções da Directora do Agrupamento e do Senhor Vereador da Educação, foi vez dos nossos alunos contribuirem para este momento há muito desejado. E que bem que estiveram! Perante uma plateia emocionada, constituída por antigos colegas de profissão, antigos funcionários, amigos mais novos e mais velhos, alunos dos 7ºA, B, C e D, 8ºB e C e 9ºC leram com alma Maria Eulália Macedo, leram como ela deve ser lida. Parabéns às professoras Sara Gomes, Fátima Quesada e Fernanda Brás que os acompanharam. Mas nós, colegas e amigos, não poderíamos deixar acabar este momento sem darmos o nosso contributo. E assim, encerrou-se com a leitura de dois poemas: Alegria, a pedido da escritora, e Menino. Aos professores Elisabete Costa, Fátima Monteiro, Antónia Antunes, Benvinda Teixeira e Manuel Augusto Almeida e à D. Susana, a Equipa da BE deseja agradecer o seu contributo para que esta festa acontecesse. Não podendo estar presente, a escritora fez-se representar por elementos da sua família, que, no fim, usaram da palavra para agradecer a bela homenagem que o Agrupamento, em geral, e a Biblioteca, em particular, lhe quiseram prestar. Todos os convidados tiveram, ainda, a oportunidade de deixar o seu testemunho no livro de visitas, a entregar à autora. Lembramos que este tributo a Maria Eulália Macedo continua em animação de rua. Quisemos partilhar a sua escrita com a terra que a viu nascer. E, assim, foram colocados cartazes, com textos da sua autoria, na Praceta Teixeira de Pascoaes, poeta com quem Maria Eulália privou. Bem haja, Lalinha!








Este ano resolvemos ir ao encontro de outras línguas, outras culturas. Assim, fizemos a Hora do Conto em Inglês, Francês, Espanhol e Chinês.Tivemos a colaboração das professoras Isabel Silveira (Clube de Inglês) e Aurelina Pinto (Clube de Francês) e dos alunos Daniel Queirós (Espanhol) e Jiale Yu (Chinês) do 5º H. Foi uma experiência diferente que agradou a todos e que pretendemos ver continuada. Parabéns às professoras e alunos que dinamizaram esta actividade!




No sentido de divulgar a leitura e, em particular, a poesia, a BE colocou umas surpresas num dos cafés da parte histórica da cidade. Com o lema aLer+ no café, as pessoas eram brindadas com um pequeno poema para «saborear» enquanto tomavam a bebida. Em poucos dias os poemas esgotaram, sinónimo de que agradou à comunidade!





Abriu oficialmente a Semana da Leitura! E que óptima maneira de o fazer com o Hino da Biblioteca! Com letra da Equipa da BE e música dos professores de Educação Musical, o hino, brilhantemente interpretado por alunos dos 2º e 3º ciclos, encantou quem quis assistir. PARABÉNS aos senhores professores Margarida Assis, Sandra Correia, Ivone Rodrigues e Manuel Augusto Almeida e a todos os alunos!


video


Continuando com a disciplina de EV e com os alunos do professor Antero Pereira, mostramos os cartazes por eles elaborados.



Está a chegar a Semana da Leitura 2010 e com ela uma série de actividades amigas da Leitura e do Livro! Aqui está o nosso cartaz, elaborado pelo professor Antero Pereira de EV.


ampliar




Para começar, damos-te a conhecer os videos, elaborados por alunos do 9ºano, na disciplina de Educação Visual.

Era uma vez... Teixeira de Pascoaes
de Lisandro Pereira, João Teixeira e Jorge Martins (9ºC)


Viver com os Livros
de Inês Barejão, Margarida Santos e Sara Ferreira (9ºC)


Um olhar sobre Sophia de Mello Breyner
de João Pedro Barbosa e Márcio Barbosa (9ºC)


Sem comentários:

Enviar um comentário