Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO

Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO
«O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de conhecer...»

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lançamento da BD «Amarante: A Heróica Defesa da Ponte»





No passado sábado, dia 26, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal o lançamento do livro Amarante: A Heróica Defesa da Ponte da autoria de José Ruy. Nesta BD, que se enquadra nas celebrações da 2ª Invasão Francesa e que, como sabes, passou por Amarante, o autor ilustra e narra os actos gloriosos dos Amarantinos nesses dias de infortúnio. Com grande rigor histórico e belos desenhos José Ruy soube com mestria retratar todo o ambiente de então.
De louvar a atitude que o Senhor Presidente da Câmara Municipal teve em oferecer esta obra a todos os alunos do 4º ano dos agrupamentos de Amarante e também alguns exemplares às bibliotecas escolares.
Esta é uma excelente maneira de conheceres melhor a história da tua cidade!
O livro encontra-se à venda na Biblioteca Municipal ou na BE da tua escola. Informa-te junto do teu professor de História e Geografia de Portugal!


"José Ruy nasceu na Amadora em Maio de 1930, onde reside.
Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroyo, frequentou habilitação às Belas Artes e foi discípulo de mestre Rodrigues Alves, Falcão Trigoso, Júlio Santos e outros grandes pintores.
Iniciou-se como desenhador e autor dos textos apenas com 14 anos.
Tem desenvolvido um intenso estudo do natural, das formas humanas, dos animais, das espécies vegetais, das águas em movimento e do aspecto da atmosfera por quase todo o mundo.
Da autoria de Leonardo De Sá e António Dias de Deus, José Ruy - Riscos do Natural, traça a sua biografia e o seu percurso enquanto autor de eleição.
Ao longo da sua carreira tem colaborado com ilustrações e capas em diversos jornais, revistas e livros.
Autor português de banda desenhada com o maior número de álbuns publicados, com destaque para As Viagens de Porto Bomvento, Mataram o Rei!... Viva a República!, Pêro da Covilhã, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado, e os Lusíadas e Mirandês, ambos com edições também em língua mirandesa.
O rigor e a qualidade do seu trabalho têm sido reconhecidos tanto em Portugal como no estrangeiro e a sua obra está publicada em 11 línguas.
Expôs com sucesso em vários países da Europa, Brasil, China e Japão. Primeiro autor a ser galardoado com o prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal. "

Sem comentários:

Enviar um comentário