Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO

Blogue da Biblioteca MARIA EULÁLIA MACEDO
«O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de conhecer...»

sábado, 24 de março de 2012

IV SARAU DE POESIA

A Biblioteca Municipal de Amarante acolheu mais uma vez a nossa comunidade escolar.  Foi lá que se realizou o IV Sarau de Poesia.
Era o dia da poesia e o dia do aniversário da  nossa patrona, D. Maria Eulália Macedo, que se ainda estivesse entre nós, faria 91 anos. Por isso, dedicamos-lhe o nosso sarau, onde foram lidos textos seus e vários poemas também da sua autoria. Participaram no Sarau, alunos, professores e o declamador Amílcar Silva. Foi uma noite muito bem passada e que com certeza repetiremos no próximo ano.
Agradecemos à sr.ª  dr.ª Maria José Lopes, que nos recebe sempre de braços abertos, e que connosco colabora ao longo do ano de forma inexcedível.




  



quarta-feira, 14 de março de 2012

SEMANA DA LEITURA

Poesia com cordas... na Alameda Teixeira de Pascoaes!

video


video




Na biblioteca realizou-se um bibliopaper. 







SEMANA DA LEITURA

Foram muitas as atividades levadas a cabo pela nossa biblioteca durante a Semana da Leitura. Houve atividades dentro da escola e fora dela também.  Decoraram-se as  montras com livros, houve poesia na rua,  nos cafés, nos lares de terceira idade...
Foi uma semana em cheio, com muitas leituras.






segunda-feira, 5 de março de 2012

Semana da Leitura

A Semana da Leitura 2012, que se centra na Cooperação/ Solidariedade, convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO!

  Em função do seu projeto educativo e do contexto social em que se insere, a biblioteca da escola dinamizará , de 5 a 9 de Março, atividades e iniciativas de promoção de leitura. Pretende-se que se envolvam diversos setores da comunidade escolar e da comunidade geral, lendo e convidando a ler, contando e encantando, participando em concursos, dramatizando textos, organizando sessões de leitura expressiva, conversando com a ilustradores, sobre escritores ou desenvolvendo um sem número de outras iniciativas que a escola se mostra capaz de criar e recriar. Estas propostas deverão ser encaradas como catalisadoras de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que ajude a interiorizar os princípios da cooperação /solidariedade. O desenvolvimento de atividades em torno da leitura e da promoção dos hábitos e do gosto pela leitura tem sido, por si só, uma causa social e cultural de todos, pelo que a leitura poderá ser uma força motriz que estimula a cooperação entre entidades muito diversas e que gera movimentos em torno de causas de solidariedade social fundamentais para as várias comunidades e para a população em geral. 
Então...boa semana e boas leituras para todos!!!!!